Esta é a terceira edição do curso on-line e gratuito Jornalismo de educação: bases para a cobertura realizado pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). A iniciativa conta com a parceria da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e tem o objetivo de colaborar para a qualificação da cobertura de educação. 

As aulas trarão um panorama sobre o histórico do jornalismo de educação e da educação no Brasil, os principais marcos da educação brasileira ao longo do tempo, as políticas educacionais mais recentes, como é o seu financiamento e as teorias e práticas pedagógicas.  Trarão também informações sobre como se avalia a educação, como reportar dados educacionais, o uso da Lei de Acesso à Informação para esta cobertura e as fontes no jornalismo de educação.

Todas as aulas serão ministradas por jornalistas experientes na cobertura de educação e duas delas contarão com pesquisadores de referência na área de política educacional. 

Serão 12 aulas de uma hora de duração cada (carga horária total de 12 horas) e elas acontecem ao vivo sempre às segundas e terças-feiras, às 19h,  a partir do dia 15 de maio. Os alunos não precisam, necessariamente, acompanhar as aulas ao vivo, pois todas elas ficarão disponíveis na plataforma do curso, mas acompanhando no momento da transmissão os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas e interagir com os instrutores. 

Materiais complementares como textos das aulas, indicação de outros vídeos e/ou reportagens e guias também serão disponibilizados na plataforma. 

O jornalismo no Brasil vive um momento desafiador devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, que resulta no aumento do desemprego e na dificuldade para o exercício da profissão. Soma-se a isso a proliferação de informações falsas que demandam um jornalismo cada vez mais eficaz na checagem de fatos e dados, na contextualização de informações e na apresentação de diversas abordagens, reforçando o papel da imprensa no fortalecimento da democracia. Diante deste cenário, a Jeduca, em parceria com a Abraji, busca ampliar um trabalho realizado desde 2016 para qualificar a cobertura dos temas ligados à educação.

Em dois anos, a associação realizou 15 oficinas presenciais em faculdades de jornalismo de cinco estados para um público de cerca de 750 estudantes de jornalismo. Com a pandemia e a impossibilidade de encontros presenciais, o curso online surge como uma alternativa. Traz potencial maior de capilaridade, já que poderá atingir estudantes e jornalistas de todas as regiões do país, inclusive das cidades mais afastadas dos grandes centros.

Objetivos

  1. Despertar nos futuros jornalistas e em profissionais com pouca familiaridade com o tema o interesse pela cobertura de educação, por meio de um curso que aborde a importância da área e as possibilidades de atuação;
  2. Incentivar e qualificar o jornalismo de educação, a partir de uma formação que traga um panorama geral sobre a educação no Brasil (legislação, competências, financiamento, entre outros temas relevantes) e dicas práticas de cobertura de cada tema;
  3. Aumentar o envolvimento dos jornalistas com a educação para além do eixo Rio-São Paulo e trazer novas oportunidades para os estudantes e profissionais, com um curso gratuito, de acesso online e que pode ser realizado a qualquer momento.

O jornalismo no Brasil vive um momento desafiador devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, que resulta no aumento do desemprego e na dificuldade para o exercício da profissão. Soma-se a isso a proliferação de informações falsas que demandam um jornalismo cada vez mais eficaz na checagem de fatos e dados, na contextualização de informações e na apresentação de diversas abordagens, reforçando o papel da imprensa no fortalecimento da democracia. Diante deste cenário, a Jeduca, em parceria com a Abraji, busca ampliar um trabalho realizado desde 2016 para qualificar a cobertura dos temas ligados à educação.

Em dois anos, a associação realizou 15 oficinas presenciais em faculdades de jornalismo de cinco estados para um público de cerca de 750 estudantes de jornalismo. Com a pandemia e a impossibilidade de encontros presenciais, o curso online surge como uma alternativa. Traz potencial maior de capilaridade, já que poderá atingir estudantes e jornalistas de todas as regiões do país, inclusive das cidades mais afastadas dos grandes centros.

Objetivos

  1. Despertar nos futuros jornalistas e em profissionais com pouca familiaridade com o tema o interesse pela cobertura de educação, por meio de um curso que aborde a importância da área e as possibilidades de atuação;
  2. Incentivar e qualificar o jornalismo de educação, a partir de uma formação que traga um panorama geral sobre a educação no Brasil (legislação, competências, financiamento, entre outros temas relevantes) e dicas práticas de cobertura de cada tema;
  3. Aumentar o envolvimento dos jornalistas com a educação para além do eixo Rio-São Paulo e trazer novas oportunidades para os estudantes e profissionais, com um curso gratuito, de acesso online e que pode ser realizado a qualquer momento.